top of page

Seis documentários de 2020 para ver na Netflix

No ano em que uma enxurrada de informações nos tomou de surpresa com tudo acontecendo ao mesmo tempo, temporal de fake news, tragédias, plantões da Globo e tudo mais, às vezes é importante parar para refletir, estudar, conhecer outras áreas, olhar para o outro e enxergar a si mesmo, não é? Muito dessas experiências conseguimos lendo um bom livro ou vendo um bom documentário também.

Em 2020, por exemplo, a Netflix trouxe obras pra lá de necessárias quando o assunto é entreter, fazer refletir, ensinar e inspirar. Por aqui, separamos seis delas (dentre documentários e séries documentais), que podem te fazer uma pessoa melhor e mais culta para enfrentar esse mundão. Vem com a gente?


1) REVELAÇÃO (DISCLOSURE)

Em "Revelação", a porrada no estômago é certa. Mas calma aí que se trata de uma bela surra de consciência, respeito e empatia. Com depoimentos de nomes influentes da arte e do pensamento trasngêneros como Laverne Cox, Chaz Bono e MJ Rodriguez, o documentário analisa o impacto de Hollywood na comunidade trans ao longo dos anos. Sabe aquela cena final de "Ace Ventura" ou o momento em que Jared Leto ganha o Oscar por interpretar um travesti em "Clube de Compras Dallas"? Tudo isso será motivo para você fazer reflexões sobre o que pensa a respeito das pessoas transgênero e da comunidade trans. O mais incrível do documentário é que ouvimos diretamente deles e delas o quanto Hollywood impactou a comunidade com as piadas que eram e sempre foram transfobia e também sobre a falta de oportunidade para artistas, diretores, produtores trans que lutam em busca de mostrar sua arte sem marginalizar ou colocar em caixinhas. Necessário demais!


2) LIGUE DJÁ (MUCHO MUCHO AMOR - THE LEGEND OF WALTER MERCADO)


Prepara o lencinho que a emoção é certa! Quem nunca viu a lenda das roupas extravagantes, cabelo e maquiagem impecáveis, joias e muito brilho que falava de horóscopo, astrologia na TV e nos comerciais? Pois é, estamos falando do lendário Walter Mercado, um dos astrólogos mais famosos de todos os tempos. Em "Ligue Djá", adentramos na história do mito, na mensagem de "mucho mucho amor" e também nos altos e baixos da trajetória do porto-riquenho que conquisto o mundo. Em quase 1h40 somos mergulhados ao universo inspirador de Walter Mercado sabendo dos motivos que o fizeram desaparecer no auge da fama até a volta para uma grande e merecida homenagem nos EUA. É um documentário muito lindo e inspirador, mesmo para quem não acredita em astrologia.


3) QUEBRA TUDO: A HISTÓRIA DO ROCK NA AMÉRICA LATINA (ROMPAN TODO)

"Rompan Todo" é uma minissérie documental pra lá de necessária para que ama saber da história da música mundial. Quem disse que só existe rock da terra da Rainha ou de Seattle, não é? Com depoimentos de grandes astros do rock latino como Fito Paez, Charly García, a galera do Café Tacvba e do Soda Stereo, aqui mergulhamos não só na história do rock em países latinos como também contextualizada na história de cada país. A evolução do rock em países como Chile, México, Argentina junto com os fatos históricos que abalaram cada país como golpes, ditaduras, tragédias naturais. É uma aula sensacional que a cada episódio é impossível não correr para o spotify conhecer e reviver tanta banda massa que pavimentou o caminho para o rock potente feito na América Latina de hoje.


4) CURTA ESSA COM ZAC EFRON (DOWN TO EARTH WITH ZAC EFRON)


Por aqui temos outra série documental em 8 episódios com duração de até 46 minutos cada. Mais do que um documentário de viagens, em "Curta Essa Com Zac Efron", o astro de "Ted Bundy" embarca numa jornada junto com o guru da vida saudável, Darin Olien, onde passam por destinos interessantíssimos na Islândia, Peru, Itália, Costa Rica, Porto Rico, França e Londres em busca de consciência ecológica e de entender o mundo e os velhos problemas.


Em cada episódio é possível conhecer um outro lado de Zac Efron, que ficou estigmatizado como galã de Hollywood. A entrega de Zac em todas as situações é tanta que às vezes até esquecemos que que tá ali é o popstar nas aventuras e embarcamos juntos no processo de autoconhecimento e autorreflexão nas questões que a Mãe Natureza e os seres humanos enfrentam. Dentre os assuntos abordados estão expectativa de vida, biociência e biotecnologia, sustentabilidade, economia, sociologia, gastronomia e muito mais em grandes experiências antropológicas.


Ao final de cada episódio é impossível não se emocionar ou refletir com o texto falado por Zac, pois mais do que nunca devemos ser a mudança que queremos na Terra para tentar viver mais e melhor. "Down To Earth" é necessária demais e cada lugar visitado é uma ótima aula de cidadania e humanidade.


5) MINHA HISTÓRIA (BECOMING)


Após lançar uma autobiografia que virou best-seller por todo o mundo, a primeira-dama Michelle Obama entrou em turnê nos EUA para lançar o livro. Nesse doc, temos mais um momento para te deixar inspirado, pois a história, o carisma e a inteligência da Ms. Obama são contagiantes. Fazendo um paralelo com os bastidores da turnê, momentos em família e conversa com os leitores e fãs, temos em "Minha História" um relato inspirador daquela que já esteve em um dos cargos mais altos do mundo e que hoje utiliza sua influência para ajudar jovens de todo o mundo. É demais!


6) AFRONTA!


Com 26 episódios de até 15 minutos cada, "AFRONTA!" foi produzido e filmado em 2017, mas só chegou ao catálogo da Netflix em 2020. Cada episódio mostra artistas e personalidades negras a partir da perspectiva dos protagonistas de suas histórias: eles mesmos, elas mesmas. Trata-se de uma série documental que vai te fazer conhecer o trabalho de muita gente massa de diversas áreas: cinema, música, moda, artes plásticas, literatura. Entre as personalidades e artistas apresentados na série estão as cantoras Tássia Reis e Liniker, o Rapper Rincon Sapiência, os produtores culturais Jack e Miranda e o cineasta André Novais. Bota na lista pra ontem!


E aí, curtiu? :)

OutrosPots.png

Matérias Recentes

Listra.png
bottom of page