Faixa a Faixa: In a Dream - Troye Sivan

Terceiro EP do cantor australiano é o trabalho mais experimental e pessoal de sua carreira



Se em "Bloom" (2018) Troye Sivan cantou sobre o ápice de estar apaixonado, em "In a Dream", EP lançado na última sexta-feira (21), acompanhamos a jornada do cantor australiano pelas várias fases do fim de um relacionamento. As canções contam com influências que vão desde o indie rock até a house music e nos levam a um verdadeiro passeio em uma montanha russa de emoções.


Para este lançamento, ele recrutou ninguém menos que Oscar Görres, produtor que já trabalhou com Katy Perry, Demi Lovato e parceiro de Troye em sucessos como "My My My!". Além disso, foi criado um alter-ego do cantor para a parte visual do EP. Com madeixas vermelhas e aparência futurista, o personagem surge nas imagens de divulgação do single "Take Yourself Home" e no videoclipe de "Easy".


Troye aparece como compositor de todas as faixas de "In a Dream", mostrando ainda mais o seu lado vulnerável e trazendo o que pode ser considerado o trabalho mais pessoal da carreira do príncipe do pop na era digital.



Take Yourself Home


Primeiro single do EP, "Take Yourself Home" foi vazada pelo próprio Troye (isso mesmo que você leu) no início da quarentena. Mesmo sem a total aprovação da gravadora para o lançamento, ele sabia do que estava fazendo, pois este foi o timing perfeito para a música vir ao mundo. O sentimento de querer voltar para o verdadeiro lar com intuito de se proteger do caos era entendido por todos.


Diferente da vida real, na canção o cantor se refere ao caos do fim de um relacionamento. Aqui, voltar para a casa significa tentar encontrar a própria essência depois de se perder em outra pessoa.


A influência de house music já aparece na porta de entrada de "In My Dreams". O break no final da música indica a confusão de sentimentos e pensamentos ao ver que o lugar que você considerava um lar não existe mais.



Easy


"Easy"é a definição do estilo "dancing crying" (o que poderia ser carinhosamente chamado no Brasil de pop sofrência). As batidas marcantes e os vocais cheios de efeitos passam ainda mais a sensação de estarmos submersos neste sonho que o cantor narra ao longo do EP.


Aqui Troye entra na fase de não aceitação do término, tentando achar motivos para o curso que o relacionamento tomou. "O que foi que a gente fez? Diga-me que vamos superar isso", pede no refrão.


Inclusive, no clipe de "Easy" podemos ver a cena de onde foi retirada a capa de "In a Dream", em que o cantor aparece submerso em uma piscina com luzes vermelhas. O videoclipe foi gravado na Austrália e contou com a direção do próprio Troye devido ao isolamento social.



could cry just thinkin about you


Com apenas 52 segundos, "could cry just thinkin about you" é direta e reta. Troye traz de volta a influência de bandas do indie rock como The Smiths, como fez na música "The Good Side" do álbum "Bloom", para dar um ponto final na história.


Os vocais distantes dão a entender que o cantor está ainda mais afogado na piscina vista no clipe de "Easy" e que precisa sair desta situação. O som do fim da gravação de uma fita junto ao término da música é mais um sinal de que agora ele está pronto para um recomeço.



STUD


Em "STUD", Troye fala abertamente sobre sexualidade, sem precisar deixar nada nas entrelinhas ou recorrer a metáforas como foi feito em seu último álbum. Esta faixa pode ser entendida como a fase da "pegação", da liberdade e da procura por novas experiências.


A voz quase que embriagada no início da música indica que ele está saindo desta confusão de sentimentos para finalmente se sentir confortável consigo mesmo, sozinho no mundo novamente. A house music aparece mais uma vez, mas agora com uma influência enorme da cultura Queer.



Rager teenager!


Terceiro single do EP, "Rager teenager!" é uma das músicas mais calmas do novo trabalho. Apesar de, inicialmente, a letra indicar uma conversa com a pessoa amada após o término, na verdade é um diálogo com o "eu" que foi deixado de lado ao longo do relacionamento e agora está de volta à cena. "Ei, meu pequeno adolescente furioso. Senti falta de você por perto", canta Troye no refrão.



IN A DREAM


Mais uma faixa para entrar na playlist de pop sofrência, "IN A DREAM" foi escrita após Troye sonhar com a pessoa com quem tinha se relacionado e acordar chorando. Em entrevista a Vulture, o cantor revelou que se sentiu péssimo por agora só conseguir passar um tempo com a pessoa nos sonhos e que acordou com o coração completamente partido.


Apesar de ser um momento difícil, a letra mostra que o australiano está bem decidido sobre a sua decisão. "Não vou te deixar entrar de novo. Essa é a coisa mais difícil que já disse", canta Troye antes do refrão super animado.




Faixa bônus: 10/10


Para deixar os fãs ainda mais sedentos, Troye lançou a faixa 10/10 apenas na versão em vinil do EP. Curiosamente, essa música foi a primeira a ser escrita para o projeto. Em entrevista para a CoupDeMain, o cantor afirma que é uma canção cheia de esperança e que mostra o início de toda a história contada no EP.


Em "In a Dream", somos entregues a um turbilhão de sentimentos da alma de um dos artistas mais promissores da nova geração do pop, onde a vulnerabilidade impera para que Troye nos mostre que todos somos humanos em eterna construção. Mesmo sendo um trabalho super redondinho, é impossível não ficar com gostinho de quero mais. Vale cada segundo de streaming.

OutrosPots.png

Matérias Recentes