Faixa a Faixa: Positions - Ariana Grande

Sexto álbum da carreira mostra cantora em uma posição mais feliz e reafirma o lugar dela no R&B



2020 é o ano dos comebacks no mundo pop e claro que a Ariana Grande não poderia ficar de fora da lista de grandes lançamentos. Depois do sucesso da parceria com Lady Gaga em "Rain On Me" no primeiro semestre, ela está de volta com o álbum "Positions".


O Mixtape 90 preparou um faixa a faixa especial para celebrar o retorno de Ariana dois anos após o lançamento de "Sweetener" e "Thank You, Next", trabalhos que marcaram não só a carreira da cantora como também a música pop internacional.


Confira abaixo o faixa a faixa:


shut up


Já na primeira faixa Ariana canta, quase como se estivesse em um musical, letras que não poderiam ser mais diretas ao ponto. Guiada por uma orquestra, a cantora entoa versos como "Todos os demônios me ajudaram a ver merdas de forma diferente, então não fique triste por mim".


A canção é basicamente um recado para que caso você não esteja interessado na narrativa do presente ou futuro de Ariana, apenas em saber mais sobre os traumas passados, não precisa nem dar play no restante do álbum. Com certeza essa vai ser a forma mais elegante que você já ouviu alguém mandar uma pessoa calar a boca.




34+35


Ariana mais feliz e empoderada do que nunca! "34 + 35" nada mais é do que um R&B sobre os desejos sexuais de uma mulher. Em entrevista ao The Zach Sang Show, a cantora explicou que a composição da música começou como uma grande piada, mas no fim ela amou o resultado e decidiu colocar no álbum. E se você ainda não entendeu o título da música, pode deixar que a própria Ari te explica no último verso.



motive


Em "motive" a cantora se joga no club music enquanto canta sobre conhecer um novo interesse amoroso. A primeira parceria do álbum aparece aqui com Doja Cat, uma das grandes artistas revelações do ano.

Esta faixa lembra muito o que Ariana fez em trabalhos anteriores, como "Be Alright" do álbum Dangerous Woman. No entanto, esta versão mais dançante da cantora aparece agora de uma forma mais madura.



just like magic


Esta faixa é basicamente Ari abrindo o seu diário para contar como tem sido o seu cotidiano e o que ela quer para o futuro. Melodicamente, ela está mais do que nunca na zona de conforto, mas neste caso soa completamente proposital para que ela consiga se sentir o mais à vontade possível.


Logo na primeira estrofe da música Ari canta: "Pego minha caneta e escrevo canções de amor para o paraíso". Muitos fãs acreditam que esta seja apenas uma das várias referências que a cantora faz em tributo ao seu ex-namorado, Mac Miller, que faleceu em 2018.



off the table


Um dos momentos mais bonitos e sinceros do álbum, em "off the table" Ariana se questiona se algum dia vai conseguir amar novamente. The Weeknd participa assumindo o papel do interesse amoroso que Ariana conhece em "motive".


A composição mostra que ambas as partes do casal já tiveram experiências bem significativas quando o assunto é relacionamento, mas estão dispostas a dar uma segunda chance ao amor, mesmo o processo de cura ainda estando acontecendo.



six thirty


Esta canção é mais um aviso de Ariana para o interesse amoroso antes se envolver de fato. Nos versos ela lista vários questionamentos sobre o que ela espera do relacionamento e tudo culmina no refrão no qual ela repete "Você topa?" várias vezes.


Aqui ela também volta a fazer uma referência numérica, mas dessa vez é uma alusão aos ponteiros do relógio que às seis e trinta ficam para baixo, fazendo referência a palavra "down" em inglês.



safety net


Aqui começamos realmente a entrar no novo relacionamento de Ariana. O que antes era um flerte ou questionamento vira realidade e ela está entrando de cabeça, sem qualquer rede de segurança.


Assim como as parcerias anteriores, a colaboração com Ty Dolla $ign soa muito orgânica e também é muito interessante ver o rapper explorando ainda mais o canto, arriscando até algumas harmonias ao lado de Ari. "safety net" é o tipo de música que termina deixando gostinho de quero mais.



my hair


Imagina se Lauren Hill e Daniel Ceaser se juntassem para fazer uma canção? Possivelmente sairia algo na linha de "my hair". Nesta vibe R&B e soul music, Ari deixa todos os muros caírem e deixa o amado ter acesso a sua parte mais íntima: o seu cabelo.


Aqui a cantora vai além com a sua capacidade vocal. No fim da música, os vocais de apoio soam tão perfeitos que chegam a poder serem confundidos com uma flauta doce. Na entrevista para o The Zach Sang Show, Ari disse que queria cantar mais neste álbum e realmente ela não estava para brincadeira.



nasty


Mais uma música que continua contando sobre o novo amor, mas dessa vez com uma influência maior de hip-hop. É neste ponto que o ouvinte começa a entender que o restante do álbum não terá tanta profundidade lírica, mas será mais um reflexo da diversão e liberdade de uma nova paixão.



west side


A faixa mais curta do álbum, "west side" é mais uma canção de amor com influência do R&B dos anos 90. O ponto alto e diferença deixa faixa é a utilização das harmonias, recurso que Ariana já é conhecida por executar impecavelmente.



love language


E quem disse que Ari também não entraria na vibe disco? "Love Language" é toda guiada por um arranjo de orquestra que lembra bastante as composições de grandes nomes que fizeram sucesso nos anos 80, como Bee Gees e ABBA. Até que no final o ouvinte tem uma surpresa com Ari voltando para sua forte influência do hip-hop.


Mais uma vez a cantora volta a falar sobre sexo, mas adicionando trocadilhos e metáforas que deixam a letra muito divertida, além de garantir neste álbum que esta seja uma de suas marcas registradas nas composições.



positions


Primeiro single do álbum, "positions" ganha destaque principalmente pela conotação política usada para o videoclipe da canção. A palavra positions em inglês pode ter dois significados: posição ou cargo. Pensando nisso, a cantora criou o clipe mudando todas as posições atuais do governo do americano, caso ela assumisse o cargo de presidente do país.


A produção foi lançada logo após o último debate entre os candidatos a assumirem a casa branca, Donald Trump e Joe Biden. Essa foi uma cartada de mestre não só para a divulgação do álbum, mas também para incentivar os mais jovens a votar numa importante eleição. Diva politizada faz assim.



obvious


Nesta faixa Ari volta a narrar sobre sua rotina, mas dessa vez com o seu novo amor em cena. O arranjo soa um pouco repetitivo no meio do álbum, mas a letra faz com que a música se torne especial.



pov


O álbum começa e termina com uma balada super elaborada. Em "pov", Ari decide fechar o capítulo desta história com chave de ouro e mostra de forma escarada que é uma das melhores cantoras de sua geração. As mudanças no arranjo e a letra com tom confessional faz este ser um dos grandes momentos de destaque.



"Positions" pode ser um álbum no qual Ariana não inova musicalmente como em alguns de seus trabalhos anteriores, mas serve para mostrar a cantora com um som cada vez mais maduro e reafirmar o lugar dela mais no r&b do que no pop em que começou a carreira.

OutrosPots.png

Matérias Recentes